Sindauto Bahia apresenta estudo de Distribuição Geográfica de CFCs na Bahia

Com o propósito de subsidiar o Detran Bahia na regulamentação de abertura de Centros de Formação de Condutores no Estado da Bahia, o Sindauto Bahia apresentou, nesta terça-feira (12/09), o estudo de Viabilidade por Delimitação Geográfica para CFCs do Estado da Bahia. A reunião contou com a presença do diretor de Habilitação do Detran BA, Max Adolfo, do coordenador da CRT/Detran, Lucas Albiani, e de empresários de CFCs que participaram presencial e virtualmente.

Elaborado pelo economista e consultor financeiro Edisio Freire, o trabalho fez um levantamento dos CFCs por CIRETRANs, analisando dados estatísticos por faixa etária, Índice de Desenvolvimento Humano, o índice de GINI, que mede o grau de concentração de renda da população, além de outros parâmetros que permitiram traçar um diagnóstico da viabilidade da abertura de novos CFCs por região do estado.

“O objetivo deste estudo é fundamentar a adoção de critérios para a abertura de novos CFCs, a fim de atender a população onde há mais necessidade e assegurar a sustentabilidade financeira das empresas credenciadas”, afirmou Wellington Oliveira, presidente do Sindauto Bahia. O Estudo de Distribuição Geográfica é um dos requisitos previstos da Resolução nº 789/20, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a ser cumprido pelos departamentos estaduais de trânsito.

O Diretor de Habilitação, Max Adolfo, ressaltou a importância do estudo para disciplinar a distribuição de novos CFCs/autoescolas no estado, respaldado por critérios técnicos que visam, em última instância, atender plenamente o cidadão que precisa tirar a habilitação em toda a Bahia. “Agradecemos a iniciativa do Sindauto em elaborar esse estudo que, sem dúvida, irá respaldar o trabalho do Detran Bahia na regulamentação da abertura de novos CFCs”, afirmou Max Adolfo, Diretor de Habilitação do Detran BA.