Alteração das normas para formação de condutores é tema de debate no 77º Encontro Encontro dos Detrans

Representando os CFCs do estado da Bahia, Wellington Oliveira, presidente do Sindauto BA e vice-presidente da Feneauto no Nordeste, participou, nesta semana, do 77º Encontro Nacional dos Detrans em Mato Grosso do Sul.

Realizado entre os dias 30/08 e 01/09, em Campo Grande, o evento tinha o propósito de reunir dirigentes dos 27 órgãos estaduais do segmento, técnicos e colaboradores dos diversos setores que atuam em políticas públicas da área. Novas tecnologias, segurança no trânsito, legislação e formação de condutores foram alguns dos temas abordados no encontro, dividido em paineis temáticos.

Entre os destaques para o setor de autoescola/CFCs, esteve o Fórum Técnico de Habilitação, que discutiu a Resolução 789/20. Contrariando as expectativas da maioria dos representantes estaduais presentes no evento, as discussões não contemplaram o segmento para a construção conjunta de propostas que visem modernizar e aprimorar a formação de condutores no país.

“Há uma tendência de usar a modernização como pretexto para banalizar a formação, abrindo o mercado para empresas de tecnologia assumirem este papel que cabe às autoescolas. Defendemos a inovação na Habilitação, mas desde que ela vise trazer melhorias para o ensino prestado pelas autoescolas, e não para atender a interesses meramente comerciais. Ao contrário do que ocorre por parte dos Detrans na maioria dos estados, a gestão da AND parece não estar comprometida com a educação para o trânsito e com o setor responsável por isso”, afirma Wellington Oliveira, presidente do Sindauto Bahia.

A validade do tempo de uso dos veículos, compartilhamento de veículos das categorias C, D e E, a avaliação do índice do CFC, a necessidade de manter 2 examinadores dentro do veículo durante o exame prático, também esteve entre as pautas de discussão. A abertura da programação, no dia 30/08, contou com a presença do secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão. Também participou do Encontro o diretor geral do Detran Bahia, Rodrigo Pimentel, e o diretor de Habilitação, Max Adolfo.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *