Quando o barato sai caro. Quem é o responsável?

Primeiro, a autoescola/CFC é responsável por prestar o serviço que foi contratado: ministrar os cursos teóricos e práticos para candidatos à primeira habilitação.

Vários fatores podem levar uma empresa, em qualquer segmento, a este infeliz desfecho. E o principal deles é a falta de gestão financeira!

Sim, o valor dos serviços das autoescolas aumentou, assim como os principais insumos envolvidos na atividade. Manter preços muito abaixo do mercado, sem levar em conta os custos, a conta não fecha.

Resultado? Todos saem no prejuízo!

No final, a responsabilidade é compartilhada:

• O empresário precisa saber seus custos reais para manter sua empresa funcionando e prestar um serviço de excelência, dentro do que lhe cabe.
  • Os Detrans devem atuar, fiscalizando previamente os CFCs, para coibir práticas que prejudicam o setor e a sociedade.
  • O candidato precisa entender os critérios para escolher um CFC de qualidade (veja dicas em post fixado no feed).

Sim, há espaço para mudanças que podem desonerar o serviço. Mas isso depende dos gestores públicos e é conversa para outro capítulo….