Sindauto e Detran se reúnem para alinhar demandas dos CFCs do estado

Nesta quinta-feira (23), a diretoria do Sindauto Bahia, junto com empresários de Salvador Denilson Nunes (CFC Corsário), Luciana Reis (CFC Reis) e Guilherme de Oliveira, participaram de reunião na Diretoria Geral do Detran Bahia para discutir importantes pautas do segmento. Participaram do encontro Francisco Américo, chefe de Gabinete, Major Nonato, coordenador interino da Banca de Exame, Lucas Albiani, coordenador da CRT, e André  Borges,  diretor de Habilitação do Detran BA.

Os principais pontos de pauta foram o alinhamento dos procedimentos para realização de exames na banca de Salvador, para marcação e remarcação de exames, além da ampliação do número de vagas para exames teóricos e práticos. Foi protocolado um ofício com estas e outras demandas de CFCs da capital e interior do estado.

Confira alguns destaques a seguir.

Exame prático em Salvador: Uma equipe do Sindauto e Detran farão uma vistoria a fim de identificar melhorias que podem ser implementadas em curto prazo, considerando que, em breve, o percurso será transferido para o Shopping Bela Vista. A fim de evitar acidentes, não será mais realizada a meia embreagem no meio da ladeira. Basta que o candidato suba e desça a ladeira do percurso durante a avaliação.

Sobre a marcação e remarcação de exames, foi informado que apenas a CRT realizará o procedimento, em casos comprovados de viagem, erro no sistema de agendamento, trabalho, saúde, etc. Quando ocorrer por uma solicitação direta do candidato, o CFC será contatado a fim de sinalizar a disponibilidade de deslocamento do veículo para atender o aluno.

Outros pleitos serão avaliados posteriormente, como a possibilidade do aumento das vagas para exames teóricos e práticos, da ampliação do tempo de tolerância para chegada do candidato nas bancas, além a adoção de um termo de responsabilidade do veículo para que o CFC possa notificar à Banca quando um aluno não estiver pronto para a realização do exame, a fim de que o avaliador possa redobrar a atenção doravante a prova.

“Continuaremos acompanhando esta e outras demandas importantes para os CFCs da capital e interior. Seguimos na luta e contando com o apoio de todos”, afirma Wellington Oliveira, presidente do Sindauto.