Live “Papo de Empresário”aborda recuperação fiscal e eSocial

Na terça- feira (25/01), o Sindauto Bahia realizou a primeira edição da série de lives Papo de Empresário, com o tema: Recuperação Fiscal e eSocial. Para abordar o tema e esclarecer dúvidas dos associados, contamos com a participação de Eduardo Tissot, diretor da Villela Brasil, e com Edivaldo Nunes, diretor da Nunes Contabilidade. 

Parceira do sindicato, a Villela Brasil é uma especializada em Recuperação Fiscal. Avaliando a capacidade financeira da empresa, os consultores da Villela elaboram um plano de negociação de débitos tributários, com parcelamento em até 145 vezes e descontos de até 100% em juros, multas e encargos. A grande vantagem desta modalidade é a possibilidade de aderir ao acordo com uma entrada flexível, ou pedágio, correspondente a 0,33% da dívida, nos 12 primeiros meses. 

“Por exemplo, se a empresa deve  R$100 mil, ela paga R$ 300,00 por mês no primeiro ano. Com essa entrada flexível, pagando a primeira parcela, o CFC já pode emitir as certidões que precisa, continuar suas atividades e se organizar financeiramente para a quitação total da dívida”, explica Eduardo Tissot, diretor da Villela Brasil. A portaria que permite a negociação de dívidas tributárias nesta modalidade está em vigor até final de fevereiro.

Outro benefício oferecido pela Villela é um sistema de monitoramento de CNPJ. A plataforma acompanha os dados da empresa e notifica qualquer ocorrência de processos fiscais, bancários e de fornecedores, auxiliando o empresário a manter a regularidade de sua empresa. De acordo com Tissot, a ferramenta está em fase de testes e será disponibilizada exclusivamente para clientes. Para mais informações, basta entrar em contato com Eduardo Tissot: (71) 98369-5220.

A exigência do registro de informações sobre Saúde e Segurança do Trabalho no E-social, até o dia 15 de fevereiro, ainda tem gerado muitas dúvidas entre os empresários. Para auxiliar os associados, o Sindauto contou com a colaboração do contador Edivaldo Nunes, da Nunes Contabilidade. Instituído em 2012, o eSocial é uma plataforma do Governo Federal, para registro digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

O que preciso informar ao eSocial?

Conforme esclarecido pelo contador Edivaldo Nunes, até o dia 15 de fevereiro, as empresas precisarão informar ao eSocial a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), o Monitoramento da Saúde do Trabalhador e as Condições Ambientais do Trabalho.

Como devo informar esses dados? 

As informações são geradas por meio de uma clínica de Saúde Ocupacional. Após exames dos colaboradores, as clínicas geram as informações em um programa específico que é lido pelo eSocial. 

Como o envio das informações requer o certificado digital, a orientação do especialista Edivaldo Nunes é que as empresas solicitem às clínicas o relatório e encaminhem ao eSocial por meio da sua contabilidade. 

Há expectativa de prorrogação deste prazo?

Ainda não há informações oficiais sobre a possibilidade de prorrogação, embora muitas empresas estejam com dificuldades para encontrar clínicas/laboratórios que realizem todos os exames solicitados, além do alto preço que estão cobrando. 

O Sindauto Bahia está em busca de empresas para firmar uma parceria, a fim de reduzir custos para os associados. Entretanto, em função do prazo, recomendamos que os próprios CFCs busquem clínicas e laboratórios especializados em Saúde Ocupacional e façam a cotação do serviço de: Elaboração de PG (Programa de Gerenciamento de Riscos), Elaboração de PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e Elaboração de LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais e de Trabalho). Também deve ser informado, no pedido de cotação, se o envio será feito pela clínica ou pela própria contabilidade. 

Tem dúvidas? Envie sua pergunta para a Comunicação do Sindauto Bahia, através do e-mail: [email protected]

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