Uma iniciativa oportuna que promete se consolidar no calendário nacional de eventos da categoria. Esta foi a avaliação de palestrantes e participantes do Encontro Nacional das Autoescolas/CFCs. A Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto), junto com os sindicatos estaduais, reuniram autoridades, representantes de fabricantes de veículos, especialistas de trânsito nacionais, internacionais e empresários do segmento no evento. Foram dois dias de programação, 22 e 23 de setembro, realizada de forma semi-presencial no Distrito Federal, Brasília. Sete painéis abordaram temas relacionados à modernização dos serviços, legislação e tendências de mercado, tendo em vista os desafios do segmento na era tecnológica e da popularização dos transportes alternativos e por aplicativo.
Todos os debates foram transmitidos ao vivo no Youtube da Feneauto e estão disponíveis para quem perdeu ou deseja rever alguma palestra. (CLIQUE AQUI) “Nosso segmento tem se transformado em ritmo acelerado. Dedicar tempo para se informar sobre estas mudanças é o básico para os empresários que desejam manter seu negócio ativo. Esta foi uma grande oportunidade e o Sindauto BA vai continuar incentivando os associados a estarem atualizados e participarem de forma ativa dos debates”, diz Wellington de Oliveira, presidente do Sindauto BA.
Presente na abertura do evento, dia 22/09, o deputado federal Hugo Leal – presidente da Frente Parlamentar do Trânsito Seguro, destacou o papel dos CFCs na formação e mudança de comportamento dos condutores. Citou a Lei Seca como um marco neste sentido, pois forçou uma mudança de postura geracional: condutores mais jovens já sabem que álcool e direção não combinam. “Além de tornar um condutor habilitado, ele precisa estar capacitado com regras de convivência”, afirmou Hugo Leal, ressaltando a importância de formar cidadãos para o trânsito, não apenas motoristas.
O evento contou também com a presença do secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, antigo diretor-geral do Denatran, do deputado federal Abou Anni, presidente da Frente Parlamentar da Educação e Formação de Condutores, de Francisco Garonce, relações Institucionais do Observatório Nacional de Segurança Viária, do presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Ernesto Mascellani Neto, entre outros. As empresas Renova, PinPag, ProCondutor, Criar, VSoft e ITrânsito apresentaram produtos e serviços voltados aos CFC´s.