Em meio à crise do mercado automotivo, Sindauto pleiteia manutenção da frota dos CFCs até dezembro de 2022

O impacto da pandemia no setor automotivo já afeta também os Centros de Formação de Condutores. A escassez de veículos novos e a supervalorização de seminovos tem gerado transtornos aos empresários que necessitam renovar sua frota. Em função disto, o Sindauto Bahia fez um novo requerimento ao Detran Bahia para ampliação do prazo de manutenção de veículos até dezembro de 2022.

Em julho deste ano, após alinhamento com o Detran BA, o sindicato garantiu o retorno dos veículos que haviam sido excluídos do sistema. Atento à dificuldade que os CFCs já enfrentram para a aquisição de novos carros e motos, o presidente do Sindauto Bahia, Wellington de Oliveira, protocolou novo ofício no órgão, fundamentando o pedido de novo prazo.

“A crise no setor automotivo impacta diretamente o nosso segmento, seja pela demora na entrega de carros ou na supervalorização dos modelos básicos mais utilizados pelas autoescolas. Em alguns casos, o reajuste foi de 70% se comparado aos preços antes da pandemia. Mesmo sem atualizar a frota, já estamos absorvendo os altos custos de manutenção, agravado ainda mais com os constantes aumentos no preço dos combustíveis. Achamos prudente a concessão deste prazo até mesmo para não onerar ainda mais os custos dos serviços de habilitação, que já estão defasados diante desta crise”, afirma o presidente Wellington de Oliveira.

O ofício de Nº 036/2021 foi protocolado (Nº SEI 2021.0048.491-42)  no dia 25 de outubro, na Diretoria de Habilitação. O Sindauto Bahia segue monitorando, na expectativa de um posicionamento do órgão.