A inclusão no processo de habilitação é tema de encontro com empresários de autoescolas em Salvador 

Numa iniciativa pioneira no estado, o Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores da Bahia (Sindauto Bahia) reuniu, nesta terça-feira (30), empresários, diretores, instrutores de trânsito e autoridades do estado no II Workshop de Qualificação de Diretores de CFCs. Com o tema “Inclusão no processo de formação e habilitação”, o evento teve o propósito de qualificar as equipes das autoescolas e do DETRAN para atendimento de pessoas com deficiência, em especial, surdos e autistas. 

“Demos mais um passo importante para inserir nosso setor nas pautas de grande relevância para a sociedade. Sabemos que o processo de habilitação é complexo para todos e requer constante adaptação e atualização, mas é urgente que estas atualizações coloquem em pauta as demandas das pessoas com deficiência. Fiquei bastante satisfeito de ver a adesão e participação dos empresários, isso mostra o nosso compromisso com a sociedade”, afirma Wellington Oliveira, presidente do Sindauto Bahia. 

Para dialogar sobre o assunto, o encontro contou com a participação de convidados do Detran Bahia, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Rodrigo Pimentel, diretor geral do Detran Bahia, Alexandre Baroni, superintendente da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SUDEF, vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Max Adolfo, diretor de habilitação do Detran BA, participaram da mesa de abertura, presidida pelo presidente Wellington Oliveira. 

A sensibilização sobre capacitismo e reflexos legais foi o tema abordado pela assistente social, Isabela Monção, da Apae, seguida pela psicóloga Verena Brandão, que elucidou sobre os Diferentes tipos de deficiências e comportamentos para atendimento das pessoas e de suas necessidades. O debate contou com a participação do assessor jurídico da SJDH, Matheus Mathias, que, além de trazer relatos pessoais, discorreu sobre os direitos da pessoa com deficiência. 

Na segunda parte da programação, Lucas Albiani Alves Costa – Coordenador da CRT/Detran BA, Cap. PM Caio Pacheco, coordenador Estadual de Exames Práticos /DETRAN BA,  Augusto Seróes, presidente ABCTRAN – Associação Baiana das Clínicas de Trânsito e Jeane Cabral, coordenadora de Saúde / CAS/DETRAN BA integraram o painel com o tema: “Como funciona o processo de habilitação para pessoas com deficiência e pessoas dentro do espectro autista”. 

Em 2023, o Sindauto Bahia promoveu o primeiro curso básico de libras para instrutores de trânsito, o que possibilitou a formação essencial de profissionais das autoescolas. Além disso, lançou turmas teóricas com intérprete de libras, possibilitando a inclusão de pessoas surdas no processo de habilitação. Dois candidatos recém habilitados em uma autoescola de Salvador relataram sua experiência em agradecimento pelo apoio do sindicato em sua jornada. 

 

Compartilhar:

Facebook
Telegram
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *