Na Semana Nacional do Trânsito, Sindauto Bahia lança revista em quadrinhos para promover a Educação para o Trânsito nas Escolas

Para demarcar a Semana Nacional do Trânsito, que acontece anualmente de 18 a 25 de setembro, o Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores da Bahia (Sindauto Bahia)  lança a segunda edição da revista “Autoescola Em Quadrinhos”.  A publicação integra o programa de Educação para o Trânsito nas Escolas do Sindauto Bahia e aborda, de forma lúdica, lições de cidadania no trânsito para o público infanto-juvenil.

Como parte desta ação, a equipe do sindicato realizará visitas em escolas da rede pública de ensino, com atividades educativas e divertidas sobre o tema, conduzidos pelos mascotes, os instrutores Del e Tia Ana. As visitas começam nesta quinta-feira (19/09), no turno matutino e vespertino, em Lauro de Freitas, na sexta-feira (20/09), pela manhã, na Boca do Rio, dia 24/09, nos dois turnos, em Alagoinhas, e dia 25/09, pela manhã, em Salvador, no bairro de Itapuã.

Além da distribuição gratuita das revistas, o propósito é interagir com os alunos, compartilhando noções de segurança no trânsito de forma dinâmica e divertida. Para isso, os mascotes e sua equipe vão equipados com uma pequena estrutura cenográfica, com mini pista e placas de sinalização.

Sobre o projeto

Visando fortalecer o papel das autoescolas e dos profissionais que exercem a importante missão de formar condutores no Brasil, o Sindauto Bahia lançou, ano passado, um projeto inédito no Brasil, a revista Autoescola em Quadrinhos. Idealizada pelo presidente do sindicato, Wellington Oliveira, a publicação dialoga com o público infanto-juvenil, por meio de um mascote que entende tudo sobre o assunto: Del Instrutor de Trânsito.

“É comum ver guardas, policiais e até semáforos falando sobre Educação para o Trânsito. Nossa iniciativa traz um personagem que é responsável pela formação como protagonista dessa história”, afirma Wellington Oliveira, presidente do Sindauto Bahia. A artista visual e ilustradora Bruna Bandeira, da Imagine e Desenhe, que deu vida ao roteiro criado pela jornalista Lívia Santana.

Semana Nacional do Trânsito

Anualmente, entre 18 e 25 de setembro, é celebrada a Semana Nacional de Trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ao longo de todo o ano, mas com maior ênfase neste mês, os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito intensificam ações de educação, fiscalização e engenharia, buscando tornar nossas vias mais seguras e ambientalmente sustentáveis.

O objetivo da Semana é promover a reflexão sobre a forma como nos deslocamos nas cidades e os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos pode causar ao meio ambiente e ao bem-estar da sociedade.

Com o tema “Paz no trânsito começa por você”, a mensagem educativa proposta para esse ano educativas deste ano visa conscientizar a população sobre a importância de atitudes responsáveis no trânsito. O foco é mobilizar a sociedade para adotar comportamentos que promovam um trânsito mais pacífico, consciente e seguro.

As principais ações estão alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), destacando a proteção dos mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego, a acessibilidade e a sustentabilidade. Essas são as bases para as atividades promovidas ao longo da semana, reforçando a importância de um trânsito mais humano e seguro.

Dados sobre o Trânsito na Bahia

• Em 2023, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) notificou 2.665 mortes em acidentes de trânsito, o que representa um aumento em relação a 2022, quando foram 2.444 falecimentos.
  • Em 2024, até o mês de abril, foram registradas 697 mortes em acidentes de trânsito.
  • A principal causa de acidentes de trânsito nas rodovias baianas é a imprudência do motorista, que corresponde a 77% do total de ocorrências registradas em 2023.
  • Em Salvador, a Superintendência de Trânsito (Transalvador) notificou 2.466 acidentes em 2022, 1.333 até julho de 2024

SERVIÇO:

Lançamento da Revista Autoescola Em Quadrinhos na Semana Nacional de Trânsito